
Banhos árabes de Palma de Maiorca
Localizados no centro histórico de Palma de Maiorca, os banhos árabes são a construção mais bem conservada do período islâmico. Fiel reflexo do passado da cidade, oferecem a possibilidade de conhecer um aspecto da cultura que passaria a fazer parte da história de Maiorca.
Fundada pelos árabes sobre restos romanos, Palma de Maiorca, conhecida naquele momento como Madina Mayurqa, foi dotada de um excelente sistema hidráulico que seria ideal para a instalação de banhos públicos, elementos imprescindíveis para a vida social dos antigos habitantes da capital.
No coração histórico de Palma ainda se conservam os restos bastante completos desses banhos árabes do século XI que deixam constância de uma arquitetura islâmica que, infelizmente, está praticamente extinta em toda a ilha atualmente.
Os banhos de relance
Ao entrar nos banhos árabes de Palma de Maiorca, você verá um vídeo que mostra como o sistema de águas frias e quentes funcionava, oferecendo uma viagem no tempo para conhecer o período de dominação árabe por meio de um dos lugares mais antigos da cidade.
Nas instalações dos banhos árabes ainda se conservam algumas salas, condutos de vapor e os restos das chaminés que eram usadas para esquentar a água e climatizar algumas das câmaras.
Uma das partes mais chamativas da visita é o jardim, um tranquilo espaço repleto de vegetação, ideal para descansar durante os dias mais cálidos.
Uma visita disputada
Os banhos árabes de Palma são parte do patrimônio da ilha e sua localização central faz dele um dos principais lugares para ver em Maiorca. A visita não é muito longa, já que os banhos são pequenos, mas convém não ter muitas expectativas.



Horário
De abril a novembro: das 9:30 às 20:00 horas.
De dezembro a março: das 9:30 às 19:00 horas.
Preço
Ingresso: €2 (US$2,17).
Lugares próximos
Catedral de Maiorca (256 m) Palácio Real da Almudaina (376 m) Palma de Maiorca (490 m) Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Maiorca (930 m) Trem de Sóller (1.2 km)